18.2.09

reflexões sobre Miller III


"Porque somos tão cheios de restrições? Porque não nos entregamos em todas as direções? Será medo de perder a nós mesmos? Até que nos percamos, não pode haver esperança de nos encontrarmos. Somos do mundo e para entrar plenamente no mundo precisamos primeiro nos perder nele. O caminho do céu nos leva através do inferno, é o que se diz. O caminho que tomamos não tem importância, contanto que deixemos de percorrê-lo com cautela." !

Henry Miller - O Mundo do Sexo.

alguns comentários:
1 - há algum tempo venho dizendo coisas sobre: desencontro para o encontro.
2 - do contentamento em encontrar confirmado num pedaço de papel que vêm sobrevivendo ao tempo. sim, alguém concorda, eu sei e quero me ater à idéia de que ele não mudou de opinião. ilusão sim!
3 - porque sem cautela podemos sentir. se eu pensasse, não me perderia.

mais importante:

entrega. certeza mesmo sem ter certeza. ir e deixar. certeza para o abandono.
o que o céu significa aqui?
provavelmente é o menos relevante.

2 comentários:

Mayana Redin disse...

voce me fez voltar ha um ano atras quando li esse livro. estava viajando para lisboa, e li sobre o "o caminho que tomamos nao tem importancia...contanto que seja percorrido sem cautela".
isso mudou e muda minha vida ate hoje!

adoro voce
e as nossas conexões...

Priscilla Zanini disse...

é... eu também.
se reparar do ponto de interrogação em outra cor, é porque achei um no teu livro (feito por ti, obviamente). com ele, a frase fez muito mais sentido, mais impactante do que a pontuação original.

em outras palavras: qdo li, senti o mesmo entusiasmo, um sentimento explosivo num ponto de interrogação.