16.2.11

o sentido dos frames

ou: o colecionador.

Há algum tempo (hoje parece um tempo consideravelmente distante), tinha o hábito de capturar frames de filmes que gostava. Foi mais ou menos na época em que eu estudava fotografia, e estava um pouco em "crise", num hiato criativo.
...

Como estava enfadada com o meu olhar, acabei resolvendo deixar a fotografia de lado por um tempo, e distrai o meu olhar com o cinema.
O hábito de colecionar frames chegou quase sem aviso, como um passatempo, mas adquiriu regularidade em ocasionais impulsos que eu não conseguia conter. Foi só depois de algum tempo que percebi, para além das noções estéticas, que existia algum elo sutil entre as imagens que capturava, e que isto revelava uma profunda relação com a fotografia (em termos de gostos pessoais) e, por consequencia, com a fotógrafa e artista que eu era em essência.

Percebi que não só o mise-en-scene me encantava pelas possibilidades narrativas, como também uma ideia de sequestro da imagem, como uma noção de que a imagem nunca está completa, pois pertence a um momento não inteiramente conhecido.
Em outras palavras: me fascina até hoje em em diferentes ocasiões a ideia de non-sense e, neste caso, se aplica a uma imagem que possui uma história, supostamente. A imagem não é plausível por si só, e me agrada a presença da frustração que ocorre por não conseguirmos desvendá-la.

...

Hoje vi o filme The Good Heart, que recomendo muito.
Não bastassem as atuações e a fotografia fantástica, o roteiro é um deleite, e o diretor revela um talento fascinante em algumas "tiradas" verdadeiramente surreais, em diversos níveis.
Então, como uma homenagem a este filme lindo e minha saudade de fotografar (vivo em outro hiato neste momento) recolhi alguns frames, que eu compartilho aqui:





obs: devo observar que a minha rápida pesquisa só permitiu recolher frames da web e de trailers, mas o filme apresenta outros momentos especiais para coleção.
obs2: é estarrecedor perceber como os personagens se encaixam algumas situações simbolicamente reveladoras. Há vários subtextos especiais, que complementam ou dissolvem as imagens... mas a crítica fica pra outra hora =)

* O Bom Coração (The Good Heart), de Dagur Kári:
http://www.imdb.com/title/tt0808285/


2 comentários:

Michal disse...

vou ver! fiquei intrigada com essas imagens, e quem sabe não voltam essas fotografias de filmes pra prática em artes? beijocas, saudades!

Priscilla Zanini disse...

sim, tenho pensando bastante nisso.. bzos