28.2.10

Vila-Matas - Em busca do parceiro eletrizante


...tratava-se de uma casa abandonada, e me pareceu que no sentindo mais amplo da palavra, pois encontrei indícios de que, além de ter sido abandonada por seus donos, era uma casa que havia se abandonado a si mesma .
[...]
Mas o infortúnio espreitava no ângulo mais iluminado do meu festivo jardim, e sem me dar conta, comecei a me abandonar.

Abandonar-se: Deixar-se aos acontecimentos intempestivos.

abandonar-se não é somente esquecer-se, é também a fuga da clareza para o turbilhão sem pensamento, aquele que permite as ações intempestivas, o que traz o reconhecimento daquilo que já não sabemos.

temos uma face escura como a lua.
só é possível lançar luz sobre ela obscurecendo todo o resto.

----------------

sobre o conto: fala da busca de um parceiro com quem a vida faria muito mais sentido e sob certos aspectos, sucesso.
Não o parceiro amado, antes aquele que é seu oposto, o complemento e desafio.

Uma vez encontrei o meu espelho,
não foi bonito de ver.
Tem dias em que precisamos ser um tanto cegos para estarmos plenos, daquela felicidade inocente que não é o engodo, é antes o não-saber:
não tenho problemas porque simplesmente não os enxergo.

E se me abandonar, o que acontece?
O limo pode subir pelas canelas.

No entanto, é necessário ir a outras casas.

Enrique Vila-Matas
trechos do conto Em busca do parceiro eletrizante.
Suicídios Exemplares, Cosac Naify, 2009.

Nenhum comentário: